top of page
  • Foto do escritorFundação José de Paiva Netto

ESG, ODS e o Terceiro Setor no Brasil



O Brasil conta com mais de 815 mil organizações da sociedade civil, segundo o Mapa das OSCs, do IPEA. Este setor adiciona 4,27% à economia brasileira, conforme a pesquisa A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil, realizada pela FIA, a pedido do Movimento por uma Cultura de Doação. E esta mesma pesquisa, apresenta que 6 milhões de postos de trabalho estão alocados nas organizações sem fins lucrativos.


O Terceiro Setor, expressão que agrega as organizações sem fins lucrativos, também chamadas de ONG (organização não governamental) ou OSC (organização da sociedade civil), é um importante agente de transformação social, atuando em áreas essenciais, como educação, saúde, cultura, assistência social, entre outros, contribuindo assim para a redução das desigualdades.


Uma das pautas que está diretamente ligada às OSCs, são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até 2030. Estes objetivos buscam promover o desenvolvimento sustentável em todas as esferas da sociedade, incluindo os aspectos econômicos, sociais e ambientais.


Outro tópico que têm de ficar no radar das entidades são as premissas em ESG. Estas são um conjunto de fatores que avaliam o impacto das organizações em relação à sustentabilidade e abrangem os aspectos ambientais, sociais e de governança.


Esses três temas: Terceiro Setor, ODS e ESG são relacionados e têm um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Por este motivo, a Escola Aberta do Terceiro Setor apresenta o curso on-line e gratuito ESG e os ODS, como uma ferramenta de capacitação para todos aqueles que queiram aprender mais sobre esses tópicos.


No curso são apresentados cada um dos objetivos, suas respectivas metas e indicadores, além de falar sobre o papel dos três setores – público, privado e terceiro setor – na promoção e implementação dos ODS, bem como as ações que cada cidadão pode adotar no seu dia a dia para o cumprimento dessas metas, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais digna, justa e solidária.


Saiba mais ao acessar a página do curso agora. Bons estudos!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page