top of page
  • Foto do escritorFundação José de Paiva Netto

Revista BOA VONTADE destaca o direito à segurança alimentar em prol do desenvolvimento infantil


De acordo com o estudo “Primeira Infância: conhecimentos, atitudes e práticas de beneficiários do Bolsa Família”, publicado, em dezembro de 2021, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças entre 0 e 6 anos de lares beneficiados pelo Bolsa Família, agora Auxílio Brasil, estão com seu desenvolvimento em risco em razão do alto consumo de produtos ultraprocessados e da insegurança alimentar. Atentas a esse cenário, as escolas da Legião da Boa Vontade (LBV) têm se empenhado em reforçar ainda mais a qualidade da alimentação de seus alunos, por meio do Projeto Nutrição, o qual é destaque na nova edição da revista BOA VONTADE n° 275, lançada nesta terça-feira, 6 de setembro.

Na matéria, o(a) amigo(a) leitor(a) poderá perceber quanto as equipes multidisciplinares das unidades de ensino estão dedicadas em zelar pela saúde dos pequenos, a começar pelas refeições. Juntos, pais, educadores, profissionais da cozinha e enfermeiras buscam entender os hábitos alimentares fora do colégio, acompanham as especificidades nutricionais de cada aluno e elaboram atividades que ajudam a garotada a ingerir frutas, legumes e verduras até então ignorados, facilitando o processo de aceitação deles.

Ainda dentro da área da saúde, a nova edição da revista alerta para o fato de que a condição emocional precisa ser tratada com maior cuidado, já que a negligência a esse aspecto, infelizmente, tem favorecido a incidência de casos de suicídio no mundo. Somente em 2020, as ocorrências de depressão e ansiedade, reconhecidas fatores de risco para a saúde mental, aumentaram mais de 25% em todo o mundo. Defender a preservação da Vida, como há décadas faz a LBV, é ação mais do que necessária, a qual é fortalecida com a campanha internacional Setembro Amarelo, que incentiva os cidadãos a se manterem bem-informados sobre o assunto, a serem solidários com quem passa pelo problema e a buscar auxílio na rede de apoio.

O artigo “Resgate da Cidadania”, do jornalista e escritor José de Paiva Netto, presidente da Entidade, é grande destaque da publicação. Nele, o autor afirma: “A Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo é a mais diligente dialética, sempre realizadora e atual — por mais que passe o tempo —, porquanto fraterna e generosa”. Leitura indispensável a todos quantos buscam inspirar-se nos ensinamentos de paz do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, tão oportunos para a convivência do dia a dia em sociedade.

Por falar no bem-estar dos cidadãos, realce ainda para as reportagens sobre inclusão, em que a publicação traz algumas das ações da LBV pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, e sobre a repercussão do 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV, que ocorreu, em formato on-line, nos dias 30 e 31 de agosto. O evento teve como tema “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”. Um verdadeiro sucesso entre os milhares de participantes de vários países; entre eles, Estados Unidos, México, Holanda e Venezuela.

Confira tudo isso e muito mais na edição nº 275 da revista BOA VONTADE, veiculada pelas plataformas Revista Digital Online (RDO) (www.revistaboavontade.com.br) e ISSUU (issuu.com/revistaboavontade).


5 visualizações0 comentário
bottom of page