top of page
  • Foto do escritorFundação José de Paiva Netto

Confira os palestrantes do 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV

30 de agosto (terça-feira)

.: Palestra inaugural: “As organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”

Palestrante: Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Sociais. É a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.


.: Palestra: “Contribuições das entidades privadas no fortalecimento da rede socioassistencial”

Palestrante: Rossana Costa França, graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Projetos e Programas Sociais. Atualmente é assessora-técnica social da LBV.


.: Palestra: “Integração entre as ofertas diretas e indiretas do SUAS”

Palestrante: Célio Vanderlei Morais, psicólogo (CRP 12/765) e mestre em Sociologia Política. Atua como educador do Instituto Paulo Freire e em projetos nacionais da Paulus. Integra a equipe da Práticas Assessoria e é membro curador do Portal Social Soluções.


31 de agosto (quarta-feira)

.: Palestra: “Intersetorialidade na Assistência Social, um instrumento de efetivação da Proteção Social”

Palestrante: Renato Francisco dos Santos Paula, graduado em Serviço Social e doutor em Serviço Social. É professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor de livros e artigos na área da política social.


.: Palestra: " As organizações sociais e as soluções locais na garantia dos direitos alimentares: uma visão global"

Palestrante: Rafael Zavala, formado em zootecnia, mestre em agricultura sustentável e doutor em políticas para o desenvolvimento rural. Atualmente é representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Brasil.


.: Painel: “Articulação em rede pela garantia de direitos socioassistenciais”

Painelistas: Kléber Maricato, graduado em Ciências Contábeis, licenciado pelo CRC/PR, pós-graduando em Gestão do Sistema Único de Assistência Social e atualmente gestor administrativo da Legião da Boa Vontade em Londrina/PR; Idália Pereira, graduada em Serviço Social, pós-graduada em Trabalho Social com Famílias e supervisora regional na LBV.

.: Painel: “Organizações sociais e os processos de trabalho em rede”

Painelistas da LBV da Bolívia: Jenny Mancilla, assistente social da Legião da Boa Vontade de La Paz, Bolívia; Robert Alejandro Pari Flores, encarregado da área social do Centro Comunitário José de Paiva Netto, da LBV da cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia;


Painelistas da LBV de Portugal:

Beatriz Queirós, licenciada em Higiene Oral. Desenvolve, desde 2019, ações de práticas de saúde bucal comunitária. Na LBV de Portugal, atua como higienista do Programa Sorriso Feliz; Eloísa de Sá Teixeira, licenciada em Psicologia, com especialização em Educação e Orientação Vocacional. Atua como psicóloga no Centro Social da LBV de Lisboa, Portugal; Susana Veiga, graduada em Serviço Social. Atua como assistente social da LBV de Porto, Portugal; Vera Ferreira, licenciada em Serviço Social e pós-graduada em Intervenção em Comportamentos Desviantes. Desde 2006, atua como assistente social da LBV de Coimbra, Portugal.

9 visualizações0 comentário
bottom of page